Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

MENTIRA OU VERDADE?!

Textos Básicos:
 
Colossenses 3:9,10 ? "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou".

Efésios 4:17,25 ? "Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente... Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros".

A mentira é o tipo de pecado que está mais cauterizado na mente de muitos cristãos. Ela é tão praticada que para muitos já não há o sentimento de transgressão ou consciência do pecado.

A mentira foi usada pela primeira vez pelo próprio Diabo quando da sua esperteza, enganou Eva, induzindo-a a comer do fruto da árvore que estava no meio do jardim, da qual disse Deus: "... Não comereis dele". Desde então o Diabo vem induzindo os homens a praticarem esse ato tão abominável ao Senhor; pois o próprio Jesus disse que aquele que mente faz-se filho do Diabo, uma vez que ele é o pai da mentira.

A bíblia diz que o Diabo engana as nações. Como pai da mentira ele vem enganando até mesmo algumas Igrejas, que se deixam levar por falsas profecias, falsas revelações e falsos ensinamentos.

Dentro das Igrejas a mentira está presente, também, em forma de fofocas e "disse-me-disses" trazendo confusão para a congregação dos santos e, colocando em risco ministérios de Obreiro e Pastores e tornando a Igreja um ninho de fuxico de Satanás.

A mentira deve ser veementemente combatida com a verdade; pois para Deus não existe escala de pecados maiores ou menores; todos são transgressões e ofensas a Sua Santidade.

Para a psicologia moderna, a mentira maldosa, aquela que tem por finalidade enganar ou tirar proveito de outrem, deve ser tratada como desvio de caráter. Porém a mentira, denominada "branca", aquela que é sem maldade, é o óleo que lubrifica as nossas relações sociais. No entanto, eu, teologicamente falando, desconheço qualquer mentira branca ou sem maldades; pois toda mentira é uma transgressão.

A mentira está presente aonde menos imaginamos. Vejamos:

? Quando alguém o cumprimenta e pergunta: - Como vai? E você responde: Tudo bem (sem estar bem) eis aí uma mentira;
? O telefone toca. Você diz: Se for prá mim diga que eu não estou. Eis aí outra grande mentira;
? Uma visita indesejada chega a sua casa. Você diz: Fala que eu saí e não sabes quando eu volto;
? Eu já te falei mais de um milhão de vezes;
? Alguém te pergunta: - Esta roupa fica bem em mim? E você, querendo agradar diz: Fica ótima (mas, no fundo, achando ridícula);
? Quando alguém não suporta seu patrão e o saúda dizendo: Bom dia meu chefinho querido! Eis aí uma hipocrisia; grande mentira.

Como vimos acima, ainda existem outras formas onde a mentira está presente em nosso meio. Para algumas pessoas, mentir às vezes é necessário, é a única saída. Eu pergunto: Será mesmo?

Você mentiria prá salvar uma vida, ou sacrificaria essa vida para salvar a verdade? Qual é mais importante, a vida ou a verdade? - Não esqueça que aquele que mente torna-se filho do Diabo.

Então, mentiria prá salvar uma vida? ? Ora, se Deus quiser salvá-la Ele a salvará independente da tua intervenção mentirosa. A vida e a verdade têm a mesma importância para Deus; pois Jesus disse que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Mentira e Verdade ? De Qual Lado Você Está?

1. A ORÍGEM DA MENTIRA

a. O Diabo é o pai da mentira ? Jo. 8:44: "Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira".

b. O Diabo nunca se firmou na verdade ? v. 44: "... e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio..."

2. CONSEQUÊNCIAS E RESULTADOS DA MENTIRA

a. Ela é proibida por Deus ? Lv. 19:11,12: "Não furtareis; não enganareis, nem mentireis uns aos outros; não jurareis falso pelo meu nome, assim profanando o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor".

b. Ela é odiosa a Deus ? Pv. 6:16-19: "Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos".

c. Ela é abominável para Deus ? Pv. 12:22: "Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.

d. Ela é um obstáculo a oração ? Is. 59:1-3: "Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade".

e. Ela produz morte ? Pv. 19:9: "A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá".

Apocalipse 21:8: "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos; e aos abomináveis; e aos homicidas; e aos adúlteros; e aos feiticeiros; e aos idólatras; e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte".

Atos 5:1-5: "Mas certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e morreu. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto".

f. Ela é punida por Deus ? Sl. 5:6: "Destróis aqueles que proferem a mentira; ao sanguinário e ao fraudulento o Senhor abomina".

g. Ela não ficará na presença de Deus ? Sl. 101:7: "O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos".

h. Ela impede a entrada nos céus ? Ap. 22:15: "Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira".

3. COMO EVITAR A MENTIRA

a. Orando a Deus ? Pv. 30:8: "Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me só o pão que me é necessário".

Salmos 119:29: "Desvia de mim o caminho da falsidade, e ensina-me benignidade a tua lei".

b. Odiando a mentira ? Sl. 119:163: "Odeio e abomino a falsidade; amo, porém, a tua lei". Provérbios 13:5: "O justo odeia a palavra mentirosa, mas o ímpio se faz odioso e se cobre de vergonha".

c. Não respeitando os mentirosos ? Sl. 40:4: "Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos".
d. Rejeitando os mentirosos ? Sl. 101:7: "O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos".

4. A ORÍGEM DA VERDADE

a. Deus é a Verdade ? Dt. 32:4: "Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e verdadeiro ele é".

Salmos 31:5: "Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade".

b. Cristo é a Verdade ? Jo. 14:6: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim".

João: 1:14: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai".

c. O Espírito Santo é a Verdade ? Jo. 14:17: "...a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós".

João 15:16: "Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim".

d. A Palavra de Deus é a Verdade ? Jo. 17:17: "Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade".

5. BENEFÍCIOS DE QUEM USA A VERDADE

a. Mostra justiça e retidão ? Pv. 12:17: "Quem fala a verdade manifesta a justiça; porém a testemunha falsa produz a fraude".

b. Permanecerão para sempre ? Pv. 12:19: "O lábio veraz permanece para sempre; mas a língua mentirosa dura só um momento".

c. É o prazer de Deus ? Pv. 12:22: "Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite".

d. Alcança libertação ? Jo. 8:32,36: ".. .e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres"

6. NOSSAS OBRIGAÇÕES PARA COMA VERDADE

a. Adorar a Deus em Verdade ? Jo. 4:24: "Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".

Salmos 145:18: "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade".

b. Servir a Deus em Verdade ? Js. 24:14: "Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor".

I Sm. 12:24: "Tão-somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente de todo o vosso coração; pois vede quão grandiosas coisas vos fez".

c. Andar perante Deus em Verdade ? I Rs. 2:4: "... e para que o Senhor confirme a palavra que falou acerca de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem os seus caminhos, andando perante a minha face em verdade, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel".

d. Estimar a Verdade ? Pv. 23:23: "Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento".

e. Regozijar-se na Verdade ? I Co. 13:6: "... não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade".

f. Tê-la sempre em mente ? Fp. 4:8: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai".

g. Escrevê-las sobre as tábuas do coração ? Pv. 3:3: "Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração".

Como visto, é bem melhor ficar do lado da verdade.
A Verdade às vezes dói, machuca, nos faz chorar; mais, é ela quem produz em nós vida eterna e esperança de glória no futuro. Com efeito, Deus nos recompensará junto a Ele na cidade santa, a nova Jerusalém.

Façamos esforços irmãos, para permanecermos na verdade, não dando ocasião ao Diabo em nossas palavras. A Bíblia diz que a palavra do crente deve ser Sim, sim; Não, não... O que disso passar provém do maligno.

Sócrates, filósofo grego, para evitar ouvir palavrórios que nada lhe acrescentaria, desenvolveu as "três peneiras": Da Bondade; Da Utilidade e Da Verdade. Com isso, quando alguém vinha para falar-lhe algo, ele perguntava:

? O que você vai falar-me é Bom?
? O que você vai falar-me é Útil, eu preciso ouvir?
? O que você vai falar-me é Verdadeiro? ? Ora, se o que você quer dizer NÃO É BOM, NÃO É ÚTIL E NÃO É VERDEIRO, então não quero ouvir.

"Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que OS MEUS FILHOS ANDAM NA VERDADE". III João 1:4
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário