Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Fique por dentro!

Refrigerante de Cola
O refrigerante de cola é um tipo de bebida não-alcoólica e não fermentada, cujos ingredientes básicos são água e açúcar, além do dióxido de carbono dissolvido em água, o famoso “gás” presente não só nas colas, mas em todos os refrigerantes, destinado a realçar o sabor do mesmo. O refrigerante em geral leva ainda alguns aditivos artificiais adicionados pelos fabricantes.
O termo “cola” das inúmeras marcas disponíveis atualmente faz referência à noz de cola, uma castanha nativa da África central, que também é conhecida pelo nome de “orobó” ou “café do Sudão”. Sua cor é avermelhada como a que aparece nos refrigerantes e ainda é bastante popular como estimulante e digestivo, utilizada também para realçar o sabor doce dos alimentos consumidos posteriormente.
Na verdade, a esmagadora maioria das colas não mais utilizam a noz em sua composição, apenas complementos artificiais que simulam seu sabor, principalmente por questões econômicas. Algumas colas destinadas a públicos específicos, principalmente nos Estados Unidos, utilizam a noz de cola natural em sua composição.
As colas se tornaram parte da cultura popular no mundo todo durante o século XX, sendo os dois mais famosos sem dúvida a Coca-Cola e a Pepsi-Cola, ambos desenvolvidos no final do século XIX e que, mesmo com algumas modificações em sua composição, lideram um meganegócio que envolve mercados no mundo inteiro. No caso da Coca-Cola, criada em 1886, esta era inicialmente divulgada como tônico revigorante, indicado para problemas de saúde. Sua criação envolvia uma mistura da noz de cola com os elementos presentes na folha de coca, à época ainda não ilegal. A Coca-Cola abandonaria a adição da coca em seu refrigerante somente na década de 20. Mesmo assim, ainda é comum encontrar-se chás e refrescos com a planta de coca em sua composição, especialmente em países nos quais a planta é nativa da terra.
A Pepsi-Cola, criada em 1898 era divulgada em termos semelhantes ao da sua eterna rival, a Coca-Cola. O nome “pepsi” faz referência à pepsina, uma enzima presente no estômago e que auxilia a digestão. Assim, a nova bebida era citada como auxiliadora da digestão, além de tônico energético.
Com o passar do tempo as colas foram aceitas pelo público pelo que simplesmente são, refrescos agradáveis ao paladar, excelentes no acompanhamento de várias refeições. As duas grandes marcas, Pepsi e Coca espalharam-se pelo mundo inteiro, constituindo-se em um dos maiores negócios do mundo capitalista, com filiais em praticamente todas as partes do mundo, e em última instância, símbolo da filosofia capitalista norte-americana. Ao mesmo tempo, várias outras marcas surgiram, havendo atualmente centenas de diferentes marcas dedicadas à exploração do fenômeno que é o refrigerante de cola.
Bibliografia:
ALVES, Líria. Origem dos refrigerantes de Cola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/quimica/origem-dos-refrigerantes-cola.htm>. Acesso em: 20 fev. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário