Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

A educação deve ser prioridade!

Uma boa notícia para um país que precisa de educação

Tempos atrás, um velho amigo sentou-se a meu lado, com um largo sorriso de satisfação, e me disse quase como um desabafo:
- Meu filho voltou para a faculdade.
Em seguida, me deu os detalhes: o filho estudava computação em uma universidade particular e fora obrigado a trancar a matrícula porque a família não tinha como pagar a mensalidade. O filho voltava agora à faculdade porque tinha sido incluído no ProUni, o programa de bolsas de estudo do governo.
Ele já se formou.
Lembrei deste meu amigo esta semana ao ler a notícia de que o ProUni tinha chegado ao número mágico de 1 milhão de alunos contemplados pela bolsa. Para quem sempre considerou educação como prioridade absoluta de um país, à frente de todas as outras, foi uma daquelas notícias que animam.
Alguém pode até considerar 1 milhão um número baixo para um país tão grande, mas sempre penso no outro lado: se não houvesse a bolsa, teríamos 1 milhão de jovens fora da universidade por falta de condições financeiras para pagar as mensalidades (nem todos conseguem entrar nas instituições públicas, é bom lembrar, ou por causa do funil ou pelo curso escolhido não fazer parte da grade).
É como se três Canoas (população de 323 mil habitantes, segundo o censo), mais alguma cidade vizinha, corressem para se matricular em alguma universidade.
Em um país que precisa cada vez mais de mão de obra qualificada, é um salto e tanto.

Fonte:http://mariomarcos.wordpress.com/2012/01/26/12838/

Nenhum comentário:

Postar um comentário